Empresa detecta praga que atinge computadores da Apple

terça-feira, 1 de março de 2011




A empresa de segurança digital Sophos encontrou um novo trojan (cavalo de troia) que infecta computadores com sistema operacional Mac OS X, da Apple. Em geral, as máquinas produzidas pela empresa de Steve Jobs são mais seguras do que aquelas que usam o Windows, da Microsoft.

Os trojans abrem brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador. Para funcionar, eles precisam de uma ação direta do usuário, como abrir anexo ou executar um programa.

Em uma mensagem exibida na tela dos computadores infectados, a praga virtual diz ser uma versão beta (experimental) e afirma que, quando estiver pronta, será ainda mais perigosa. A mensagem aparece em inglês.

– Eu sei, todo mundo pensa que Macs [computadores da Apple] não podem ser infectados, mas veja, você foi infectado!

A Sophos diz que o vírus reflete o aumento da participação da Apple no mercado. O Windows, sistema operacional mais comum, opera em quase 90% dos computadores do mundo, mas sua participação vem caindo. O crescimento da Apple pode ter estimulado os criadores de pragas virtuais a desenvolver programas compatíveis com o Mac OS X.

O novo vírus é uma variante do darkComet, que ataca computadores com Windows.

Fonte: R7

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você