Justiça Americana Proíbe Google de Criar Biblioteca de Livros Digitais.

sexta-feira, 25 de março de 2011


google-book-search
Na ultima terça-feira (22), um juiz federal de Nova York, Estados Unidos, vetou o acordo que o Google havia fechado com editores e autores dos Estados Unidos, para disponibilizar suas obras na web, criando assim a maior biblioteca de livros digitais do mundo.

Na decisão, o juiz argumentou que o alvo do Google iria muito além dos objetivos propostos, já que a companhia poderia “abusar”, comercialmente, dos direitos de obras completas sem concordância prévia e com uma demasiada vantagem em cima dos outros grandes concorrentes.

O acordo havia sido iniciado em 2005 pelas associações que representam autores e editores de livros dos Estados Unidos e o Google. O contrato previa que o Google fizesse divulgação das obras literárias na web e como contrapartida, existiria o pagamento de US$125 milhões pelos direitos autorais.

Empresas como Amazon e Microsoft também não aceitavam o projeto, pedindo assim a justiça americana que fizesse a rejeição do acordo, já que afirmavam que a companhia iria violar as leis de direitos autorais e concederia a companhia uma situação privilegiada.

O Google já havia convertido aproximadamente 12 milhões de livros para o formato digital.

Fonte: TopNews

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você