Lenovo e Intel anunciam novo Classmate PC

quinta-feira, 10 de março de 2011


Resposta da Intel ao desenvolvimento do “netbook de US$ 100″ OLPC X0, o Classmate PC vai ganhar uma nova geração, desenvolvida sob tutela da gigante dos processadores e da chinesa Lenovo.

Opção mais sofisticada diante do franciscano netbook criado por Nicholas Negroponte, a primeira geração do Classmate PC contava com os serviços de um processador Atom N270, até 512 MB de memória e 30 GB de armazenamento HDD, tela de 7 ou 9 polegadas e podia rodar Windows XP ou os linux Mandriva ou Metasys.

Em sua nova geração, o modelo se aproxima ainda mais dos netbooks tradicionais e chega com tela de 10.1 polegadas, um atualizado processador Atom N450, 1GB ou 2GB de memória RAM, e opções de armazenamento que irão de modestos 8GB até mais do que suficientes 250GB. Para desespero dos fãs do software livre, inicialmente o Classmate+ deverá rodar apenas o Windows 7.

Tudo isso embalado em um corpo resistente a impactos, líquidos e outros imprevistos da vida escolar. Em sua versão com bateria de 3 células o gadget deverá pesar 1,33kg, engordando para 1,54 kg no modelo com bateria de 6 células.

Aos interessados, uma má notícia. A exemplo de seu antecessor, o modelo não deverá ser vendido em lojas, mas apenas oferecidos a governos e instituições educacionais. O primeiro país a receber o Classmate+ serão nossos hermanos argentinos, que terão 158 mil computadores ao seu dispor até o fim do segundo trimestre.

Fonte: Tecnoblog

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você