Lenovo mostra protótipo de notebook com interface controlada pelos olhos

quinta-feira, 3 de março de 2011


Desenvolvida para que pessoas com paralisia pudessem usar computadores, tecnologia agora pode chegar ao mercado

CEO da Tobii, Henrik Eskilsson usa o protótipo

CEO da Tobii, Henrik Eskilsson usa o protótipo

Com tantos fabricantes apresentando tantas novidades no mundo da eletrônica, parece ser possível dizer que a grande “corrida do ouro” dos dias de hoje é pela nova tecnologia que tomará o mundo de assalto. A Lenovo, por exemplo, aposta em uma nova interface para controlar notebooks usando os olhos.

A novidade foi apresentada na CeBIT, a grande feira de eletrônicos que está acontecendo em Hanover, na Alemanha, até o dia 5 de março.

O notebook é fruto de uma parceria de dez anos entre a fabricante Lenovo e a empresa sueca Tobbi – que desenvolveu a interface originalmente para que pessoas que sofrem de paralisia pudessem usar computadores. Os desenvolvedores acreditam que a interface está madura o suficiente para ganhar as ruas.

Com a interface, é possível apontar, selecionar itens e rolar páginas apenas com os olhos. Com um olhar fixo, é possível fazer o cursor aparecer, aproximar fotos ou mapas, ou alternar entre páginas abertas, além de procurar por emails e documentos.

As possibilidades podem funcionar até mesmo no mundo dos games: na CeBIT alguns jogadores puderam brincar com uma versão do clássico Asteroids. (Há rumores de que a Microsoft pode usar a tecnologia em uma versão futura do Kinect, segundo o site SlashDot).

A leitura do movimento dos olhos é feita com luzes infravermelhas apontadas para os olhos. Câmeras captam o brilho da luz nas retinas. É preciso uma espécie de calibragem para cada usuário, mas a tecnologia funciona tanto com óculos quanto sem óculos.

Fonte: MSN Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você