Linux cria concorrente para Skype

quarta-feira, 23 de março de 2011


Linux cria concorrente para Skype. A Linux e sua política de software livre veio mesmo com tudo este ano. Não é de hoje que várias empresas utilizam o sistema para recriar novos programas e sistemas operacionais bem interessantes, aptos para disputar mercado com qualquer empresa grande como o Google.

O recurso, no entanto, nunca havia sido utilizado em serviços de chamadas telefônicas através do VoIP. Digo, havia no passado, pois essa realidade acaba de mudar.

A idéia veio do NU Project, que pretende desenvolver um aplicativo que permitirá aos usuários de distribuições Linux realizar chamadas semelhantes às feitas pelo Skype, aliás, a ideia do projeto é justamente desenvolver uma ferramenta bem similar ao que já conhecemos.

Com direcionamento voltado para empresas e usuários finais, o programa, chamado de GNU Free Call, irá utilizar o protocolo de áudio SIP Witch, um código aberto e permite criar redes de transmissões seguras para ligações peer-to-peer.

Para quem desconhece a estrutura do SIP Witch, trata-se de algo muito parecido com o BitTorrent, independente de qualquer tipo de rede centralizadora. Na verdade, o aplicativo transformará os computadores conectados em nodes, para que funcione como uma transmissor de informações.

Embora o protocolo SIP Witch embarque apenas distribuições Linux Ubuntu e Fedora, o projeto prevê uma versão para Windows também.

Fonte: Lazer Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você