Novidades do Firefox 4.0

domingo, 27 de março de 2011


Saiba o que mudou no novo navegador

O Firefox foi o primeiro navegador que realmente desafiou a hegemonia do Internet Explorer, apresentando uma maior compatibilidade com padrões Web e funcionalidades que não existiam e/ou eram bastante limitadas no navegador da Microsoft. Mas hoje o mercado de navegadores está bem mais disputado, devido ao Google Chrome, às melhorias vistas no Opera e ao próprio Internet Explorer, que melhorou muito nas últimas versões. Em resposta, novo o Firefox 4.0 apresenta algumas novidades interessantes para atrair mais usuários. Vamos conhecer algumas delas nesta reportagem do BABOO.

- Interface retrabalhada

Seguindo o conceito lançado pelo Google Chrome, a interface do Firefox 4 foi bem simplificada, para maximizar o espaço disponível para a visualização do site aberto. Quase todas as funcionalidades do navegador podem ser acessadas a partir de um único menu, localizado na parte superior esquerda da janela, numa abordagem semelhante à vista no Opera.



- Maior compatibilidade e desempenho com padrões Web

O Firefox 4 foi trabalhado para ter uma compatibilidade ainda maior com padrões Web, além de apresentar um novo motor para o processamento Java Script. Para o usuário final, as mudanças resultarão em sites com aparência e desempenho melhores. Para desenvolvedores, as mudanças permitirão sites com ainda mais recursos.





- Sincronização de favoritos pelo navegador

Existem algumas extensões para o Firefox que permitem a sincronização de favoritos entre diferentes máquinas, sendo que a extensão Firefox Sync foi criada pela própria Mozilla. No Firefox 4, a extensão agora é uma funcionalidade do próprio navegador, facilitando ao máximo o trabalho de quem precisa sincronizar seus favoritos em mais de um computador.



- Novo gerenciador de complementos

O gerenciamento de complementos do Firefox 4 foi retrabalhado e agora ocupa uma aba dentro do navegador. Nele, você continua organizando extensões, temas e plug-ins instalados no Firefox, mas agora com muito mais facilidade.



- Simplificação de botões

Também para maximizar o espaço disponível para o usuário, o clássico menu de favoritos foi transformado num botão sem perder nenhuma funcionalidade. Além disso, os botões de recarregar e parar o carregamento de uma página agora foram unidos num único botão, economizando espaço na tela.



- Grupos de abas

O Firefox 4 apresenta o novo recurso de agrupamento de abas para simplificar a navegação quando vários sites estão abertos. Normalmente, todas as abas abertas numa janela fazem parte de um único grupo. Você pode mudar isso para separá-las em grupos e exibir apenas as abas de um grupo específico sem fechar as abas de outros grupos.



- Abas como 'aplicativos'

Se você precisa ter sempre acesso a alguma aba, pode fixá-la na janela do Firefox como aplicativo. Abas fixadas ocupam menos espaço e serão abertas quando o navegador for aberto. De forma inteligente, se você abrir várias janelas do Firefox 4, apenas a primeira delas terá as abas fixadas.



- Não abra abas repetidas

Uma dos problemas da navegação com abas é que é muito comum abrir o mesmo site em mais de uma aba por acidente. Para evitar isto, o Firefox 4 percebe quando você está tentando abrir um site que já está aberto, sugerindo usar a aba já aberta em vez de uma aba nova.



- Verificador ortográfico embutido

Outro recurso que agora faz parte do Firefox é um verificador ortográfico de textos digitados dentro do sites. Basta baixar o dicionário referente ao idioma que será corrigido e você terá mais garantias de que o que está sendo digitado é correto.



- Mais ferramentas de segurança

O Firefox 4 apresenta várias novidades para proteger os usuários de criminoso on-line. A maioria delas nem é vista pelo usuário, trabalhando nos bastidores para garantir sua segurança, mas outras são propositalmente visíveis, mostrando que alguns sites visitados são reconhecidamente confiáveis.



- Navegação privada

O Firefox 4 também apresenta um modo de navegação privada para que você possa navegar sem deixar rastros no computador, de forma semelhante ao visto no Internet Explorer 8.



Mr. Shadow (Paulo Roberto)
Colunista do BABOO

Fonte: Baboo


 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você