Primeiro worm brasileiro ataca usuários do Facebook

Com o uso maior do Facebook pelos internautas brasileiros, os cibercriminosos já atacam a rede social. “A popularização da rede fará com que os ataques passem a ser concentrados no Facebook. Esse será o primeiro de muitos outros que virão”, prevê o analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil e descobridor do novo worm, Fábio Assolini.

O código é distribuído por meio de um ataque de drive-by-download, no qual uma página falsa é preparada para enganar e infectar o usuário com o download de um aplicativo malicioso. Se o usuário executar o programa, a praga é instalada no computador e faz o download de outros arquivos maliciosos, entre eles trojans bancários e vírus que capturam as credenciais de acesso do usuário no Facebook, Twitter e Orkut.

Para se disseminar, a aplicação envia, aos contatos da vítima, uma mensagem com o link de download no chat da própria rede.Esta mesma mensagem pode, também, ser encaminhada para os perfis no Orkut, Twitter e ainda nos serviços de mensagem instantânea GTalk e MSN.

Segundo o analista da Kaspersky Lab, o alcance desta praga é baixa até o momento. “Registramos infecções de usuários no Brasil e em Portugal, mas o número de vítimas é pequeno porque reportamos o problema ao Facebook, que tem bloqueado o link”, afirma Assolini.

Fonte: Techlider