Site mostra ranking de supercomputadores

quarta-feira, 1 de junho de 2011


China aparece no topo da lista com supermáquina Tianhe-1A; Brasil também figura no ranking com o 29º supercomputador mais potente do mundo

Tianhe-1A é capaz de realizar 2,5 quatrilhões de cálculos por segundo

Tianhe-1A é capaz de realizar 2,5 quatrilhões de cálculos por segundo

O site especializado www.top500.org, formado por pessoas de diversas universidades no mundo, publicou o seu ranking anual com os maiores supercomputadores em operação no planeta.

Nesta competição cibernética, com atualização referente a novembro de 2010, a China aparece pela primeira vez no topo da lista com o Tianhe-1A, que utiliza milhares de chips do tipo GPU (para computação gráfica) da Intel e da Nvidia, e é capaz de realizar 2,5 quatrilhões de cálculos por segundo, ou em linguagem mais técnica, 2.57 petaflop/s.

Esta supermáquina foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês) e está instalado na cidade de Tianjin, onde é utilizada por cientistas para pesquisas climáticas e localização de campos petrolíferos.

O Tianhe-1A desbancou o XT Jaguar, considerado por mais de dois anos o computador mais potente do mundo. Fabricado pela Cray, o supercomputador fica instalado no laboratório Oak Ridge National, em Tennessee, nos EUA, e é usado para o desenvolvimento de tecnologia verde e energias limpas.

Em terceiro no ranking está o Nebule (Nebulosa em latim), também instalado na China e fabricado pela Dawning para fins astronômicos e de pesquisa.

Clique aqui para ver a lista dos 10 supercomputadores mais rápidos da atualidade.

O primeiro supercomputador no mundo foi criado no final dos anos 1970 pelo americano Seymour Cray, falecido em 1996 e considerado o Isaac Newton da ciência da supercomputação. Até hoje a empresa Cray Research está entre as melhores no segmento, com quatro supercomputadores entre os dez mais potentes do mundo.

O supercomputador mais potente do Brasil também foi fabricado pela Cray Research e ocupa o 29º lugar no ranking do Top 500. Com velocidade máxima de 258 TFlop/s, o Tupã está instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2010 e é hoje o terceiro mais poderoso entre os supercomputadores dedicados à previsão numérica operacional de tempo e de clima sazonal.

Fonte: MSN Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você