IBM desenvolve novo chip de memória

domingo, 3 de julho de 2011


Memória é 100 vezes mais rápida, e mais durável que a memória Flash

Memória “instantânea” deve estar no mercado em 2015

Memória “instantânea” deve estar no mercado em 2015

Apenas alguns dias depois de comemorar o centésimo aniversário da IBM, seus engenheiros voltaram à velha prancheta e desenvolveram um novo tipo de memória que pode substituir nossos velhos cartões e drives USB, que ainda confiam na memória flash.

Do mesmo jeito que a memória Flash, a nova memória é do tipo Phase Change Memory (PCM – memória de mudança de fase, que usa ligas de metal capazes de passar por vários estados físicos (fases) a partir de estímulos elétricos. O problema com as memórias atuais é que essa liga metálica tende a se desgastar com o tempo e causar erros de leitura ou de gravação.

A nova memória é mais durável, permitindo alguns milhões de ciclos de leitura e gravação (contra apenas alguns milhares da memória flash).

Essa não é a única vantagem. Além de durável, a memória é rápida – cerca de cem vezes mais rápida do que a memória flash – e com uma capacidade de armazenamento maior. Cada célula das memórias atuais permite a gravação de apenas um bit de dados. A liga desenvolvida pela IBM permite a gravação de até 4 bits por célula, o que é realmente revolucionário.

Os usos para a nova memória são os mesmos da memória Flash, e ela deve começar a invadir nossos gadgets por volta de 2015.

Fonte: MSN Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você