Óculos hi-tech para cegos

quarta-feira, 6 de julho de 2011


Óculos hi-tech para cegos.

Óculos biônicos desenvolvidos pela Universidade de Oxford em breve poderão ajudar muitas pessoas cegas a ‘enxergarem’. Os óculos inteligentes usam pequenas câmeras e um computador que alertam para objetos e pessoas próximas. As informações são do jornal Daily Mail.

Os óculos tornarão mais fácil para os deficientes visuais visitarem um shoppings ou andar em trens lotados, por exemplo. O novo dispositivo permitirá ainda que os usuários leiam com mais facilidade números de ônibus e veja melhor as telas de caixas.

As câmeras captam as informações e enviam para o computador, que pode ser um telefone móvel, no bolso do usuário. O computador processa, identifica e simplifica os pontos. Os LEDs das lentes iluminam essas informações e as mostram ao deficiente nos óculos. Alguns códigos poderão indicar se uma pessoa está à frente ou um objetivo está próximo e em qual direção.

Se os testes derem certo, os óculos poderão ser vendidos já em 2014. Segundo o Daily Mail, eles seriam adequados para os 300 mil britânicos cegos. Os mais beneficiados seriam os idosos.

Outras tentativas similares resultaram em óculos muito escuros com computadores muito grandes.

O preço deve ser inferior a mil libras (ou menos que R$ 2,5 mil). O Doutor em Neurociência e pesquisador do projeto, Stephen Hick, está otimista quanto ao futuro das novas lentes. “É gratificante pensar que nós seremos capazes de produzir isso por um custo que disponibilizará a tecnologia para a maioria das pessoas”, afirmou Hick. A pesquisa é financiada pelo governo do Reino Unido.

Fonte: Lazer Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você