Jobs queria criar rede de celulares usando espectro de rede Wi-Fi

terça-feira, 15 de novembro de 2011



Steve Jobs (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Steve Jobs queria criar rede de celulares usando
espetro do Wi-Fi(Foto: Robert Galbraith/Reuters)

Steve Jobs trabalhou por dois anos tentando descobrir como usar o espectro de redes Wi-Fi para criar uma rede de celulares, dispensando o uso das redes das operadoras. A afirmação foi feita pelo investidor da área de tecnologia John Staton, que disse que Jobs estudou o uso do recurso anos antes do lançamento do iPhone.

"Jobs queria tomar o lugar das operadoras" disse Staton durante um seminário nos Estados Unidos. "Ele e eu gastamos muito tempo falando sobre como criar uma rede de celulares usando o espectro do Wi-Fi. Isto era parte de sua visão."

Em vez de usar o recurso, a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007 com exclusividade com a operadora AT&T nos Estados Unidos. Staton disse que obs desistiu da ideia do espectro pouco antes do lançamento do aparelho, ainda em 2007. Entretanto, continuou tendo influência sobre as companhias, acabando com o controle total das operadoras sobre os aparelhos e serviços, afirmou Staton.

O investidor disse ainda que Jobs conseguiu entrar em áreas dominadas pelas operadoras de celular com a App Store e, com a introdução do sistema iOS 5, com o iMessage, que permite a troca de mensagens gratuitas entre os usuários dos aparelhos.

A Apple também teve que abrir mão de certos recursos em prol das operadores. Ela limitou o tamanho dos aplicativos que podem ser baixados por 3G, não ofereceuo FaceTime (conversas por meio de vídeo) no iPhone e no iPad fora de redes Wi-Fi e reduziu a qualidade dos vídeos do YouTube em seus aparelhos.

Fonte: G1

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você