Fundador da Microsoft anuncia projeto para viagens espaciais

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Avião utilizará seis turbinas iguais as dos aviões 747

Avião utilizará seis turbinas iguais as dos aviões 747

O cofundador da gigante da informática Microsoft, Paul Allen, anunciou, nesta semana, que está se unindo com o engenheiro e empresário Burt Rutan para desenvolver uma nave em forma de avião capaz de realizar voos tripulados e de carga ao espaço.

O objetivo do ambicioso projeto é criar uma maneira mais rápida e barata de acessar a órbita terrestre e, assim, iniciar a indústria do turismo espacial.

"Há muito tempo sonhava em dar o próximo passo nos voos espaciais privados após o êxito da SpaceShipOne - para oferecer um sistema de voo espacial orbital flexível", disse Allen em comunicado.

Allen e Rutan são os criadores da nave SpaceShipOne (SS1), primeiro avião espacial de uso privado e tripulado a alcançar o espaço.

O novo projeto está a cargo na nova companhia de Allen, a Stratolaunch Systems, e deve entrar em operação em 2015, com o primeiro lançamento previsto para 2016.

A aeronaves terá uma envergadura enorme de 117 metros e utilizará seis turbinas iguais as dos aviões 747 - o maior avião jamais construído - para carregar um foguete com uma cápsula espacial até a estratosfera.

Quando atingir a altura desejada, o foguete será desacoplado da aeronave e ligará os seus próprios propulsores a fim de atingir a órbita baixa da Terra.

Uma vez que o sistema de lançamento se mostrar seguro e confiável, muitos outros voos tripulados se seguiram pois, segundo Allen, trata-se de um processo que economiza gastos por não utilizar as grandes quantidades de combustível exigidas pelos foguetes tradicionais.

Fonte: MSN Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você