Cientista inventa robô artista que desenha retratos

sábado, 4 de fevereiro de 2012


Braço mecânico possui eixos de deslocamento para reproduzir movimentos humanos

Braço mecânico possui eixos de deslocamento para reproduzir movimentos humanos

O cientista francês Patrick Tresset, que foi pintor e desenhista por 15 anos, desenvolveu um robô capaz de olhar para as pessoas e, em seguida, desenhar um retrato delas.

A máquina, batizada de Paul, é um braço mecânico com vários eixos de deslocamento para reproduzir diversos movimentos humanos. A mão robótica faz os desenhos usando uma caneta esferográfica, baseando-se no contraste entre luz e sombra captados por uma câmera.

Os retratos levam, em média, 25 minutos para ficarem prontos e são assinados pelo robô. No entanto, as figuras são “projeções” dos traços de Tresset e não passam de imitações do estilo do inventor. O próximo passo será criar um artista cibernético que tenha seu próprio estilo.

"Acredito que mostrando ao robô uma série de pinturas, desenhos e imagens, ele poderia desenvolver um estilo único. E isso não está muito longe. Com o apoio financeiro necessário, acho que seria possível criar isso em três à cinco anos", afirma Tresset.

O cientista inventou o robô artista a partir do doutorado dele na Universidade de Goldsmiths, em Londres, e em parceria com o professor e pesquisador Frederic Fol Leymarie.

<a href='http://video.msn.com?vid=e6149a0f-2b62-4c4c-b470-34cbccc5f2e8&mkt=pt-br&from=iv2_pt-br_tecnologia&src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='Cientista inventa robô artista que desenha retratos' >Vídeo: Cientista inventa robô artista que desenha retratos</a>

Fonte: MSN Tecnologia

 
© 2009 | MALINUS | Por Templates para Você